quarta-feira, 30 de março de 2011

Resenha - Uma Verdade Inconveniente

Neste documentário Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando verdades e mitos sobre o esse tema e mostrando também saídas para que o planeta não passe por perigos maiores do que já estamos enfrentando.

Ao longo dos anos, foi feita uma medição do dióxido de carbono na atmosfera e através de um gráfico, foi possível observar que os valores de dióxido de carbono, a cada ano, estão ficando maiores. Um fato curioso é que esses valores ficam oscilando, essa oscilação é devido ao grau de inclinação da terra, que, quando o hemisfério norte, que possui maior parte de arvores do planeta, esta sob a luz do sol (verão e primavera) as folhas “aspiram” o dióxido de carbono, mas ,quando esse hemisfério se encontra longe da luz do sol (inverno e outono) as folhas caem, libertando o dióxido de carbono.

É cientificamente comprovado que a emissão de gases na atmosfera é causada pelo ser humano e isto vem aumentando gradativamente. Com frequência, os meios de comunicação  anunciam que estão ocorrendo catástrofes no mundo inteiro ( secas, enchentes, terremotos, entre outros). Estes acontecimentos são resultado das ações humanas.

O filme também nos mostra a importância que a atmosfera terrestre tem, pois sua função é permitir que os raios solares possam aquecer o planeta, mas depois que eles possam “sair” do planeta, mas, com a emissão de gases poluentes na atmosfera, esses raios estão ficando retidos “dentro” do planeta, e isso esta causando um fenômeno chamado Aquecimento Global. O Aquecimento Global é um problema muito serio, pois gera muitas conseqüências, por exemplo, o aumento da temperatura no planeta, o que gera o derretimento das calotas polares (aumentando o nível dos mares). Com o aumento da temperatura do planeta, aumenta também a velocidade dos ventos e a temperatura das águas, resultando em furacões, tempestades e tornados cada vez mais potentes e perigosos, por exemplo, o Katrina em New Orleans.

Toda a ação humana em relação aos efeitos do aquecimento global, começaram na revolução industrial. As pessoas acreditavam que, como o mundo é tão grande, nossos efeitos são “imperceptíveis”. Mas isso não é a nossa realidade, tem-se verificado uma diminuição progressiva na camada de Ozônio, aumentando o buraco em sua camada. Se esse aumento do buraco da camada de Ozônio persistir, teremos níveis elevados de radiação ultravioleta  na superfície do planeta, que prejudicara as colheitas e a vida dos seres vivos.

A solução para este problema está nas atitudes que tomamos, seja ela grande ou pequena, temos que pensar nas consequências dos nossos atos, é claro que cada país tem a sua política e cada política tem a sua maneira de pensar e tentar resolver os problemas ambientais. Mas só isso muitas vezes não é o suficiente para não afetar a natureza e impedir as agressões ambientais e, como tal é necessária a colaboração e ajuda de cada cidadão.

Criar mais espaços verdes, plantar mais árvores de folha permanente, fazer mais campanhas de sensibilização, usar aparelhos que consomem menos energia reciclar, entre outros, todas essas são medidas que servem para mudar esta verdade inconveniente.

Todos podem mudar essa situação, na maneira que vivemos nosso dia-a-dia e nos tornarmos parte da solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário